quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CAÇADORES DE DOADORES!

Respeitável Público: no próximo sábado apresentamos a peça "Procura-se uma estrela" ou "O Elefante Cabeludo", no teatro HSBC.



A peça trata de um difícil, mas fundamental tema: o cadastramento de doadores de medula óssea.

A doação é uma das últimas alternativas para os tratamento de Leucemia e de outras doenças do sangue. O problema para os pacientes que aguardam por uma transplante é a dificuldade de se encontrar um doador compatível. Quando não encontramos alguém na família, essa chance pode ser apenas de  uma em um milhão. Não é tão simples quanto a doação de sangue, em que se o tipo de sangue bater já rola a doação. No caso da medula óssea, a chamada "tipagem HLA" do paciente e do doador precisam ser compatíveis.
E pra aumentar as chances de se encontrar um doador, o único jeito é aumentarmos o número de doadores cadastrados.  E é sobre isso que falamos na peça. Tentamos quebrar alguns paradigmas e preconceitos sobre o assunto, de modo a mostrar que o problema está mais próximo do nosso cotidiano do que parece (todo mundo conhece algum caso de paciente com leucemia), mas que ele pode ser minimizado com um pouco de solidariedade e de espírito de cidadania. Mas tentamos falar disso de um jeito que não vire tudo uma palestra chata (pelamordedeus!) O tema é sério e pesado, mas através do teatro, da música, do bom-humor e do calor humano buscamos levar essas informações para mais gente e, mais que isso, tocar as pessoas. A arte pode mover moinhos de vento. (elementar, meu caro Watson...)

No Brasil, as pessoas podem fazer seu cadastro como doador através dos hemocentros e campanhas de coleta da Hemepar, Hospital das Clinicas, Hospital Erasto Gaetner etc. Seus dados ficam cadastrados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Se algum paciente for compatível com você, daí sim você será convidado a realizar propriamente a doação.

O Paraná é uma referência em transplantes de medula, através do Hospital de Clínicas, e recentemente o procedimento passou a ser realizado também em Londrina. Não há registro de problemas para o doador durante o procedimento de transplante  

A "Estrela" é nosso trabalho mais ligado à responsabilidade social. Embora fuja um pouco da pegada experimental mais tradicional de nossas peças (que paradoxo!), trás o calor humano e o almejado e feliz encontro entre razão e emoção. 

Te esperamos!
bj
esturilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário